Arquiteto vs. Engenheiro Civil: Qual Contratar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ao planejar a construção de uma casa, é comum a dúvida sobre a contratação de um arquiteto ou um engenheiro civil. Ambos têm papéis essenciais, mas com focos distintos. Entenda as diferenças e faça a escolha certa para sua obra.

Arquiteto: O Que Ele Pode Fazer?
O arquiteto é responsável por transformar as ideias e necessidades do cliente em um projeto que otimize espaços, luz natural, ventilação e conforto. Ele cuida do design, paisagismo, e detalha os acabamentos, sempre buscando harmonizar as preferências do cliente com as condições do ambiente. Além de projetos residenciais, arquitetos também podem planejar espaços urbanos, como praças e parques.

Engenheiro Civil: Onde Ele Atua?
Com formação focada em ciências exatas, o engenheiro civil cuida da parte estrutural e das técnicas construtivas. Ele faz cálculos para garantir a segurança da obra, definindo fundações, estruturas, e sistemas elétricos e hidráulicos. O engenheiro civil é essencial para a estabilidade e durabilidade da construção, além de poder coordenar obras mais complexas como pontes e estradas.

Quem Escolher?
Ambos os profissionais têm atribuições semelhantes e podem atuar em todas as etapas da construção. Para obras menores, é comum contratar apenas um para reduzir custos. Já em projetos mais sofisticados, é ideal contar com ambos para um resultado mais completo. A escolha deve considerar a experiência e especialização dos profissionais, buscando referências de obras anteriores.

Contrato de Serviços
É fundamental formalizar um contrato, detalhando as responsabilidades e condições acordadas. A assinatura de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para engenheiros, ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para arquitetos, já garante um vínculo contratual, mas o registro em cartório é recomendado para maior segurança.

Ter um arquiteto e um engenheiro civil trabalhando juntos na sua obra pode fazer toda a diferença, resultando em uma construção segura, bonita, e funcional. Agora que você conhece as diferenças, pode fazer uma escolha mais informada para o seu projeto. Compartilhe esse conhecimento com quem também está planejando construir!